Atividades Desenvolvidas pelo
Templo Enkoji

VISITAS AO TEMPLO  -  OU AO PARQUE

O Templo recebe visitantes que queiram conhecer mais sobre o Budismo e suas práticas.
Recebe também os visitantes do parque adjacente denominado Vale dos Templos e o Kinkaku-ji e que, em adição, queiram conhecer o Templo Enkoji.

Está sempre aberto à visitação das 10h00 às 14h00, aos sábados e domingos.

Importante, as duas instituições, o Templo Enkoji e a administração do parque são distintas e independentes, inclusive com horários e condições de funcionamento diferentes. Deste modo é necessária a seguinte diferenciação:

- Visitas para conhecer o Templo Enkoji, para se informar especificamente sobre Budismo, meditação, retiros, cerimônias budistas, guarda de ihai, ou algum outro aspecto relacionado diretamente ao Budismo, podem ser agendadas com o Templo, inclusive para que seja realizada uma palestra ou prática de meditação budista (zazen), caso se queira.
Sendo um templo budista, o Templo Enkoji nunca cobra taxas ou contribuições para visitas às suas dependências, sempre aceitando contribuições espontâneas.

 

- Visitas para conhecer o parque e o Kinkaku-ji, inclusive podendo visitar o Templo Enkoji com olhar turístico, caso esteja em seu horário de funcionamento, devem ser agendadas com a administração do Vale dos Templos / Kinkaku-ji  -  instituição distinta que cuida do parque e é sua proprietária  (assim como informações sobre guarda de cinzas e nichos)
no tel.: (11) 4666-4895.
NOTA: A administração do parque cobra pela visita ao Parque Vale dos Templos / Kinkaku-ji, devendo-se verificar essa condição diretamente com ela.





PRÁTICAS E EVENTOS ESPECÍFICOS


MEDITAÇÃO ZAZEN

Pratica de meditação budista zazen para iniciantes e praticantes, com orientações e esclarecimentos
de dúvidas sobre meditação e Budismo.


Traga roupas confortáveis para a prática e participe!
Não é necessário agendamento.

Horário:   Todos os domingos, às 10 horas da manhã.

Aberta e gratuita a todos os interessados.




CERIMÔNIAS AOS ANTEPASSADOS

Um momento de reflexão e gratidão pelas dádivas da vida e da consciência humana.

Horário: Todo segundo domingo de cada mês, às 11 horas da manhã.

Aberta e gratuita a todos os interessados.




PALESTRAS E ORIENTAÇÕES SOBRE BUDISMO

Explicações sobre Budismo, meditação budista e seus diversos aspectos.
Basta dirigir-se a algum dos monges, que ele irá orientar os interessados.


Horário: No horário de funcionamento do Templo Enkoji, desde que os monges não estejam ocupados em alguma atividade da Templo.

Aberta e gratuita a todos os interessados.




RETIROS

Os retiros (Sesshin) são práticas que remontam á época do próprio Buda, quando, nas estações de chuvas, os monges se reuniam para praticarem intensamente e em grupo, as meditações e demais práticas que o Buda havia ensinado. É um período de vivência concentrado, próprio para as pessoas que não tem muita disponibilidade para um treinamento extensivo.

O Templo tem infra-estrutura de alojamentos, cozinha e banheiros para a realização de retiros, encontros e cursos relacionados à meditação budista, organizados pelo próprio Templo ou por Escolas Budistas que se interessem em dispor do espaço.

Não ocorrem “retiros individuais”, ou seja, os retiros são organizados pelo templo em datas específicas, com duração de alguns dias,  para que as pessoas interessadas façam a adesão e participem em uma prática coletiva.

As pessoas interessadas devem portar roupas confortáveis para a prática de zazen e trabalhos manuais; roupas de cama, fronha, toalha de banho e materiais de higiene pessoal.


A alimentação durante os retiros é estritamente vegetariana.


*** Ainda não está programado nenhum retiro para o primeiro semestre de 2013. ***




CERIMÔNIA DE ANO NOVO

Cerimônia por um bom Ano Novo, realizada pelos monges e pela comunidade do Templo.
As pessoas chegaram na tarde do dia 31 de dezembro, confraternizam-se, ajudam na organização, praticam a meditação zazen e depois ceiam soba.
Perto da meia noite, participam da Cerimônia de Ano Novo, baseada na leitura de sutras. Depois dormem um pouco e bem cedo realizam mais um período de zazen,
Termina-se com um desjejum tradicional de Ano Novo (ozōni).
Uma prática singela para o ano que começa.

- O Templo dispõe de alojamentos com colchões, travesseiros e cobertores, facilitando a estadia. É necessário trazer apenas roupas de cama leves, toalha e materiais de higiene pessoal.

Horário: Chegada às 17h00, no máximo, do dia 31 com saída prevista às 8h00 do dia 1º.
 ***  É necessário agendamento prévio  ***
que pode ser realizado diretamente com o Templo ou com a Administração do parque (ver telefone em “Visitas”, abaixo).

Contribuições são bem-vindas na participação dessa atividade.




FLORADA DAS CEREJEIRAS

Entre os meses de agosto e setembro ocorre a florada de cerejeiras do Templo e do Parque. Plantadas há cerca de vinte anos pelo próprio monge Ohata, as cerejeiras florescem prenunciando a primavera. A beleza delicada e efêmera desse acontecimento são uma lembrança dos ensinamentos budistas da transitoriedade da existência.
Piqueniques sob as cerejeiras floradas são uma tradição no Japão. No Brasil, é um momento tranqüilo e agradável de apreciação da natureza.

Horário: Como as cerejeiras estão no parque, o horário e visitação será seu horário de funcionamento, que pode ser confirmado pelo telefone do parque (11) 4666-4895.





Para outras informações relativas às atividades diretamente relacionadas ao Templo – Budismo, prática de meditação, retiros, guarda de ihai ou cerimônias budistas - favor, entrar em contato:

   Telefone:   (11) 4667 – 5345  - apenas aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

  
E-mail:   temploenkoji@gmail.com

   Endereço no Facebook: Enko-Ji Templo    (mantido por praticantes ligados ao Templo)



 


Rua Camarão, 220, Chácara Palmeira, CEP 06872-390 • Itapecerica de Serra - SP (junto ao Kinkaku-ji)
• FONE: (11) 4667-5345 (sábados e domingos, das 10h às 14h)       temploenkoji@gmail.com